As IPSS são fulcrais na nossa sociedade e a sua vitalidade pode ser maximizada com a adoção de atitudes, comportamentos e práticas mais eficientes no consumo de energia, pelo que surge o Programa de Eficiência Energética nas IPSS – Açores.
Concretizado pela Direção Regional da Energia, em articulação com a Direção Regional da Solidariedade Social, pretende promover a eficiência energética nestas instituições e, consequentemente, reduzir os seus encargos financeiros e respetiva pegada ecológica.
Este programa contempla Auditorias Energéticas, realizadas no âmbito do Sistema de Certificação Energética de Edifícios dos Açores (SCE Açores), que consistem num exame detalhado das condições de utilização de energia, permitindo a contabilização dos consumos das IPSS e do desempenho energético dos sistemas/equipamentos. Das auditorias realizadas resulta a emissão de um Certificado Energético, documento que determina a classe energética de um imóvel numa escala de A+ (muito eficiente) a F (pouco eficiente).
O Certificado Energético é elaborado por Peritos Qualificados e emitido pela Direção Regional da Energia enquanto entidade gestora do SCE Açores. Indica medidas de melhoria para reduzir o consumo como a substituição da iluminação existente por tecnologias mais eficientes, a redução dos consumos em standby e a opção por sistemas de produção de energia a partir de fontes renováveis.
O Programa de Eficiência Energética nas IPSS – Açores contempla, de igual modo, ações de sensibilização e capacitação dos técnicos e utentes das IPSS para práticas e comportamentos mais eficientes, conduzindo a efetivas poupanças de energia.