(+351) 296 304 360            [email protected]

O setor energético é um pilar fundamental no fomento de uma economia de baixo carbono e para a mitigação das alterações climáticas. A sua evolução, enquanto aposta estratégica do Governo dos Açores, permite elevar os padrões de qualidade deste setor, promovendo ações que asseguram a aposta numa energia limpa, fiável, competitiva e acessível a todos os açorianos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da Região.

Com o propósito de preparar o arquipélago para enfrentar os desafios globais que o setor da energia enfrenta, de forma responsável e envolvendo as instituições públicas e privadas, bem como agentes regionais diversos, estamos a elaborar a Estratégia Açoriana para a Energia no horizonte 2030 (EAE 2030), de forma a dotar a Região de um documento orientador que incorpore as especificidades decorrentes da sua realidade arquipelágica e ultraperiférica, explorando as potencialidades dos seus recursos naturais e endógenos, bem como as novas tecnologias presentemente disponíveis, numa busca constante de equilíbrio entre a procura e a oferta de energia.

Neste sentido, promover a eficiência energética afirma-se como uma aposta estratégica do Governo dos Açores, com evidentes vantagens ambientais e económicas para as famílias e para as empresas que adotem as melhores práticas de uso racional da energia.

Para esse efeito, o Plano Regional de Ação para a Eficiência Energética (PRAEE) encontra-se a ser delineado, tendo por base diversas áreas de atuação, otimizando e criando sinergias intersectoriais para o desenvolvimento de uma economia que se pretende que seja tendencialmente descarbonizada.

Focados em incitar comportamentos energeticamente eficientes na mobilidade rodoviária dos açorianos, e alinhados com os novos desafios tecnológicos, reforçámos as opções políticas que visam a redução do consumo de combustíveis fósseis no setor dos transportes e, consequentemente, a diminuição da dependência energética da Região face ao exterior, bem como o incremento da integração de fontes de energia renováveis e endógenas no sistema elétrico regional.

Este desígnio, que incentiva à opção por veículos com zero emissões locais, está patente na aposta estratégica que a Região está a fazer na mobilidade sustentável, corporizada no Plano para a Mobilidade Elétrica dos Açores (PMEA), que, tendo por base a realidade açoriana, criou um pacote de medidas e ações para o fomento da eletrificação do setor dos transportes terrestres. Nesta sequência, destaque para os incentivos financeiros e fiscais, as ações de discriminação positiva, a aposta em soluções inovadoras e as ações de sensibilização.

Damos, assim, as ferramentas necessárias para que, em comunidade, se unam esforços para a concretização dos desígnios propostos que elevam a notoriedade dos Açores, sendo que, a par da redução das emissões de gases com efeito de estufa e respetivas vantagens ambientais, a utilização crescente e adequada de veículos elétricos irá fomentar a integração de fontes de energia renováveis e endógenas no sistema elétrico regional.

De entre as principais riquezas das nossas 9 ilhas, está a natureza e os seus recursos, que nos permitem valorizar e obter energia limpa que temos vindo a integrar na rede com uma evolução muito positiva, tendo-se já alcançado resultados excecionais no contexto dos espaços insulares.

A sustentabilidade energética dos Açores continuará a ser promovida por esta via mediante abordagens inovadoras e disruptivas, como é o caso do recurso a sistemas de armazenamento que já estão a ser integrados nos Açores, privilegiando o aumento de fontes de energia renováveis e endógenas, fomentando a segurança e a qualidade do abastecimento.