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Perguntas Frequentes Mobilidade Elétrica


A MOBI.E, S.A. é uma empresa pública que, por indicação da tutela assegura a gestão dos fluxos energéticos e financeiros resultantes das operações da rede de mobilidade elétrica. No site da MOBI.E poderá consultar mais perguntas frequentes.

1. O que tenho de fazer para poder utilizar um Ponto de Carregamento Rápido (PCR), ou um Ponto de Carregamento Normal (PCN) instalado em local privado?

O utilizador deve analisar as propostas comerciais apresentadas pelos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e deverá estabelecer um contrato com um dos CEME. Pode consultar a listagem dos CEME acedendo à página da MOBI.E

Após a contratação, o CEME irá entregar-lhe um novo cartão para acesso à rede MOBI.E, o qual permitirá o carregamento em qualquer PCR, ou PCN (numa localização privada) da rede.

A lista de CEME atualizada encontra-se em https://www.mobie.pt/redemobie/comercializadores-e-operadores

2. Um Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) pode recusar a emissão de cartão para acesso à rede MOBI.E, para Utilizadores da Região Autónoma dos Açores?

Não, nenhum CEME pode recusar a emissão de cartão de acesso à rede MOBI.E por motivos associados à localização do Utilizador. A rede MOBI.E é uma rede nacional que engloba não apenas o continente português, mas também as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

3. Com um único cartão emitido por um Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) posso carregar em qualquer carregador localizado em espaço de acesso público?

Sim. Um único cartão, emitido por qualquer CEME, dá acesso a todos os pontos situados em locais de acesso público.

4. Como Utilizador, posso ter mais de um cartão emitido por um ou mais Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME)?

Sim. Pode ter cartões de Utilizador de mais de um CEME.
A possibilidade de ter mais de um cartão do mesmo CEME depende da política de cada CEME, não existindo qualquer obrigação nesta matéria.

5. Posso pagar o carregamento diretamente no ponto rápido?

Não. Todos os carregamentos efetuados nos pontos rápidos serão pagos pelos Utilizadores ao seu CEME.

6. Como sei qual o custo acumulado com os carregamentos realizados?

Terá de consultar as propostas comerciais dos CEME para saber qual a informação a que terá acesso, assim como em que momento ou momentos.
O mínimo exigido corresponde a informação dos custos (acumulados até determinado dia) através da fatura enviada pelo CEME ao Utilizador.

7. Como posso obter informação, em tempo real, relativamente ao estado de todos os pontos de carregamento da Rede MOBI.E?

A MOBI.E disponibiliza, em tempo real, informação do estado de todos os pontos de carregamento localizados em espaço de acesso público, designadamente, informação do estado de operacionalidade e de utilização (em carregamento versus em stand by) dos pontos, assim como das características técnicas dos mesmos. Para tal, deverá primeiro registar-se no portal da MOBI.E (https://www.mobie.pt/auth/login) e depois de registado, iniciar sessão e aceder à opção “Mapa” (https://www.mobie.pt/map).

8. Como devo proceder no caso de detetar uma avaria ou anomalia num ponto de carregamento rápido?

Quaisquer avarias ou falhas técnicas relacionadas com o funcionamento dos pontos de carregamento ligados à rede MOBI.E devem ser comunicadas ao respetivo Operador de Ponto de Carregamento (OPC), para o contacto telefónico afixado no local, que deve estar permanentemente disponível e não comportar quaisquer custos para o Utilizador de Veículo Elétrico (UVE), podendo ainda ser comunicadas à Entigade Gestora da Mobilidade Elétrica (EGME) e ao respetivo CEME. Mediante acordo prévio entre o OPC e a EGME, o contacto telefónico referido anteriormente poderá ser o da linha de atendimento MOBI.E (+351 800 916 624).

 

9. Registo de entidades OPC e CEME

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Quando pretenda comunicar com a EGME em comunicações urgentes (cabos presos ou dificuldades/impossibilidade de carregamento), o UVE tem disponível a linha de atendimento MOBI.E (24 horas por dia), através do número de telefone: +351 800 916 624