Aumento da potência instalada geotérmica para a produção de eletricidade
Investimento no incremento e revitalização da potência útil instalada em energia geotérmica para a produção de eletricidade no global de 17 MW, que permitirá um aumento da descarbonização do setor elétrico, por via do aumento da energia limpa por substituição de parte da energia térmica de base fóssil, a concretizar através da instalação de grupo gerador 5 MW na Central Geotérmica da Ribeira Grande, da expansão da Central Geotérmica do Pico Vermelho e da expansão da Central Geotérmica do Pico Alto.
No âmbito deste investimento estão previstos três projetos para incrementar a potência geotérmica instalada na Região Autónoma dos Açores:
- PGEO1 – Instalação de grupo gerador 5 MW na Central Geotérmica da Ribeira Grande (CGRG)
A CGRG opera atualmente à potência média líquida anual de 9 MW, em resultado da indisponibilidade de recurso geotérmico no setor de Cachaços-Lombadas e pela condição mecânica menos favorável dos grupos de 1994.
Neste projeto serão executados três novos poços geotérmicos neste setor (CL8, CL9 e CL10) seguindo-se a realização dos ensaios de produtividade para caracterizar os parâmetros funcionais e os caudais disponíveis de cada poço. Confirmando-se a produtividade dos novos poços, e atendendo à atual condição mecânica dos dois grupos da Fase A (2x2,5 MW) e à menor eficiência dos seus equipamentos de conversão e geração de energia, identifica-se a oportunidade da sua revitalização com uma nova unidade, mais eficiente, de 5 MW.
Com a conclusão dos ensaios de produtividade, serão desenvolvidos os estudos necessários para a instalação e montagem do novo grupo de 5 MW, incluindo os equipamentos auxiliares e a montagem das infraestruturas de captação, de separação e as condutas de transporte de fluido geotérmico dos novos poços para ligação às infraestruturas existentes na central e a construção dos acessos necessários à instalação das novas condutas de transporte.
- PGEO2 – Expansão da Central Geotérmica do Pico Vermelho CGPV (CGPV) em 5MW
A expansão da CGPV consiste na ampliação da potência líquida da central em 5 MW, passando a capacidade instalada nominal para 15 MW, incluindo os auxiliares e a montagem das infraestruturas de captação de separação e das condutas de transporte de fluidos geotérmicos dos novos poços para a central.
A expansão é suportada por uma campanha de execução de três poços geotérmicos no setor de Pico Vermelho (PV12, PV13 e PV14), seguindo-se a realização dos ensaios de produtividade para caracterizar os parâmetros funcionais e os caudais disponíveis de cada poço.
- PGEO3 – Expansão da Central Geotérmica do Pico Alto (CGPA) em 7 MW
A expansão da CGPA consiste na instalação de um novo grupo turbogerador com a potência líquida de 7 MW, expandindo a sua capacidade instalada para 10 MW, incluindo os auxiliares e montagem das infraestruturas de captação de separação e das condutas de transporte de fluidos geotérmicos dos novos poços para a central.
A expansão é suportada por uma campanha de execução de três poços geotérmicos no setor de Pico Alto (PA5, PA6 e PA7), seguindo-se a realização dos ensaios de produtividade para caracterizar os parâmetros funcionais e os caudais disponíveis de cada poço.
No âmbito do projeto de expansão, prevê-se antecipar a ligação do poço PA5 para a atual central, para assegurar a saturação da capacidade instalada, objetivo que não tem sido possível atingir face à instabilidade produtiva dos atuais poços geotérmicos.
Entidade executora do investimento: EDA Renováveis, S.A.