É uma alternativa ao modo convencional de transporte baseado em combustíveis fósseis.
É uma oportunidade para promover os Açores como destino turístico de Natureza.
A mobilidade elétrica visa:
• Menor dependência energética, suportada numa mobilidade sustentável;
• Incremento da utilização de energia renovável no setor dos transportes;
• Aumento da eficiência energética;
• Redução das emissões de CO2 e do nível de ruído;
• Aumento da penetração de energia renovável na produção de eletricidade, através do carregamento noturno dos veículos elétricos, com vantagens tarifárias.
Deste modo, foi elaborado o Plano para a Mobilidade Elétrica nos Açores, um documento estruturante que constitui a base das políticas públicas a implementar nos Açores com vista à massificação da mobilidade elétrica, tendo como ponto de partida diagnósticos e simulações que viabilizem as opções consolidadas assumidas ao longo do plano.
De modo a promover a mobilidade elétrica nos Açores, está, também, em curso, o processo de instalação de pontos de carregamento de acesso público que, em paralelo com medidas de incentivo à utilização de veículos elétricos, visa massificar o seu uso na Região.
A rede pública de pontos de carregamento dos Açores é integrada na MOBI.E, S.A., uma entidade que, por indicação da tutela, assegura a gestão dos fluxos energéticos e financeiros resultantes das operações da rede de mobilidade elétrica. Poderá saber mais sobre mobilidade elétrica através de www.mobie.pt.
Documentos:
[
Download] PMEA – Plano para a Mobilidade Elétrica nos Açores
[
Download] PMEA – Anexos