O projeto piloto V2G Açores (Vehicle to Grid) visou o desenvolvimento tecnológico das futuras redes inteligentes, através da interação bidirecional entre as baterias dos veículos elétricos e a rede pública de eletricidade.
Através da tecnologia V2G, os veículos elétricos deixam de ser apenas consumidores de eletricidade, podendo igualmente injetar energia na rede.
Assim, usufrui-se da bateria do veículo elétrico numa lógica descentralizada e de forma bidirecional para com a rede elétrica, possibilitando a troca de fluxos de energia.
Objetivos:
Testar a tecnologia V2G e promover desenvolvimentos que aumentem a sua eficiência.
Quantificar os benefícios para o utilizador e para o operador da rede elétrica.
Contribuir para o desenvolvimento da legislação que permita estas novas dinâmicas relacionadas com as redes inteligentes.
Recolha e tratamento de dados decorrentes deste projeto piloto.
Definição do que poderá ser o futuro modelo de negócio para o V2G.
Desenho de uma nova abordagem para o mercado elétrico nacional.
O Projeto V2G Açores contou com os seguintes parceiros:
Galp, Nissan, EDA – Eletricidade dos Açores, Nuvve e MagnumCap
A Direção Regional da Energia, em conjunto com a Direção-Geral de Energia e Geologia e com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, está a acompanhar o projeto de modo a propor a criação de um enquadramento legal e proceder às alterações regulamentares que permitam a transição da fase piloto para a fase de mercado, criando novos modelos de negócio nesta matéria.
Vídeo de encerramento do projeto.